CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO

HELICONTROL: Segurança e fluidez no controle de helicópteros em São Paulo

Único no mundo, serviço é desenvolvido pela FAB por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo
Publicada em: 30/01/2024 14:30
Imprimir
Fonte: DECEA
Edição: Telma Penteado - Revisão: Tenente Raphaela Martorano

O Brasil é um dos maiores detentores de frota de helicópteros do mundo, com mais de duas mil aeronaves, segundo dados levantados pela Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (ABRAPHE) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Somente a cidade de São Paulo registra, em média, cerca de 2.200 pousos e decolagens todos os dias.

O desafio de gerenciar e controlar esse movimento aéreo específico trouxe soluções pioneiras e da mais alta complexidade. Único no mundo, o sistema HELICONTROL, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), é operado na Torre de Controle de Congonhas e garante a convivência segura de aviões e helicópteros na aproximação do aeroporto, que é o segundo mais movimentado do Brasil.

A área de controle de helicópteros da Torre de Controle de São Paulo foi uma solução criada em 2004 pelo DECEA, como uma alternativa para viabilizar o crescente número de operações de helicópteros nesta porção do espaço aéreo. “O serviço foi criado baseado nos pilares básicos de controle do espaço aéreo, que são a fluidez e a segurança, visando buscar a convivência harmônica entre a circulação de helicópteros e a de aeronaves de asas fixas no aeroporto de Congonhas”, destaca o chefe da Subdivisão de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Major Aviador Roberto Manoel Francisco Júnior.

Confira no vídeo como funciona o HELICONTROL e descubra a complexidade do controle de tráfego aéreo de helicópteros na capital paulista.